13 de jun. de 2013

Acompanhe o Mastigando em Salvador


Mastigando em Salvador

Os leitores que gostam do Mastigando em Salvador e que não querem perder nenhuma das nossas atualizações ou novidades estão muito bem servidos! É claro que a opção de visitar o blog com regularidade é uma alternativa válida (e utilizada por muitos leitores), mas existem diversas possibilidades mais práticas que permitem acompanhar tudo de novo que acontece por aqui! Este post é uma forma de apresentar estas possibilidades para que você escolha aquelas que melhor atendem às suas necessidades e orientar como utiliza-las da melhor forma!

Facebook [Atualizado em 06/12/13]

Começamos falando sobre o Facebook, que é a maneira mais utilizada pelos leitores para acompanhar as nossas novidades e tem sido a rede social mais relevante para nós até o momento.

Todas as atualizações do blog são divulgadas na nossa Fan Page, e teoricamente, aparecem no feed de notícias de quem curte a página. A palavra "teoricamente" não foi colocada à toa: já faz algum tempo que muitos curtidores não recebem com regularidade as nossas publicações no seu feed de notícias. Mas, por que isso acontece?

É sabido que o Facebook tem trabalhado fortemente para priorizar a divulgação no feed de notícias de cada usuário, aquilo que lhe é mais relevante. E o que o Facebook entende por "relevante"? Primeiro, aquilo que o usuário indica como sendo importante para ele e, mais fortemente, o conteúdo "patrocinado", ou seja, promovido financeiramente pelos responsáveis pelas Fan Pages (e viva o capitalismo!). Observamos que, a cada dia que passa, o conteúdo "não-patrocinado" tem atingido um número menor de curtidores das páginas, não importando elas têm 1.000 ou 500.000 fãs. Para maiores informações, acesse http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2013/12/05/Facebook-diminui-alcance-dos-posts.html.

Naturalmente, salvo raras exceções, não temos condições de patrocinar as nossas postagens (vide pergunta 3.1. da nossa FAQ - Vocês ganham dinheiro com o blog?), mas, se você realmente tiver interesse em receber todas as nossas atualizações, pode tomar algumas providências para aumentar a visibilidade das nossas postagens no seu feed de notícias.

A primeira providência a ser tomada, depois de curtir a nossa Fan Page, é certificar-se de que a opção "Mostrar no feed de notícias" está marcada (clique no botão "Curtiu" e examine o menu que aparece). Da mesma forma, se você curtiu uma página apenas para participar de um sorteio, por exemplo, e não quer receber as atualizações dela, basta desmarcar esta opção, e não será mais importunado.

Opção "Mostrar no Feed de notícias" marcada
Opção "Mostrar no Feed de notícias" marcada
Esta ação, no entanto, não garante que as postagens da nossa página aparecerão no seu feed de notícias, pelos motivos explicados acima. Assim, outra providência a ser tomada é adicionar a Fan Page do Mastigando em Salvador a uma "lista de interesses". Para fazer isso, clique no botão "Curtiu" e escolha a opção "Adicionar às listas de interesses". Se você já tiver criado uma (ou mais) lista(s), basta escolher a mais adequada (no exemplo, criamos a lista de interesses chamada de "Gastronomia", mas você pode escolher qualquer nome). Se não tiver criado nenhuma, basta criar; o processo é bem simples e auto-explicativo.

Opção "Adicionar às listas de interesse..." selecionada
Opção "Adicionar às listas de interesses..." selecionada
A lista de interesses "Gastronomia" (previamente criada) marcada
A lista de interesses "Gastronomia" (previamente criada) marcada
Feito isso, você deve escolher o tipo de atualização que deseja enxergar: "Todas" (que é a que recomendamos), "Mais recentes" ou "Importantes". Para isso, no menu do botão "Curtiu", escolha "Configurações..." e, em seguida, "Todas as atualizações".

Opção "Configurações..." selecionada
Opção "Configurações..." selecionada
Opção "Todas as atualizações" marcada
Opção "Todas as atualizações" marcada
Por fim, existe ainda uma possibilidade ainda mais extrema: Você pode receber uma notificação (que aparecerá no "globo terrestre" do Facebook) cada vez que postarmos algo na página. Para isso, basta clicar em "Curtiu" e marcar a opção "Obter notificações". O inconveniente desta opção é que, se o seu Facebook for muito movimentado, o seu "globo terrestre" poderá ficar um pouco congestionado.

Opção "Obter notificações" marcada
Opção "Obter notificações" marcada
Se a opção "Obter notificações" for marcada, aparecerá uma indicação no "globo terrestre" cada vez que ocorrer uma postagem na Fan Page
Notificação no "globo terrestre" após uma postagem na Fan Page do Mastigando em Salvador
Se a opção "Obter notificações" for marcada, aparecerá uma indicação no "globo terrestre" cada vez que ocorrer uma postagem na Fan Page
Notificação no "globo terrestre" após uma postagem na Fan Page do Mastigando em Salvador
Créditos: Estas instruções foram baseadas em algumas pesquisas na Internet, especialmente no post publicado pelo Meio Bit, um excelente blog de tecnologia: http://meiobit.com/111349/facebook-do-meiobit/.

Ressalva: Os recursos e opções do Facebook mudam com frequência. Se alguma das instruções descritas acima não estiver disponível ou não fizer mais sentido, entre em contato conosco para que possamos orientá-lo (e atualizar este post)!

Google+ e Twitter

Todas as atualizações do blog também são divulgadas no Google+ e no Twitter, e aparecerão no feed de notícias de quem está nos nossos círculos ou de quem nos segue.

Feeds RSS 

Se você utiliza um leitor de feeds (exemplo: Google Reader) pode assinar os nossos Feeds RSS e irá receber uma notificação cada vez que publicarmos um post novo. Se você não conhece o conceito de feed, sugerimos que pesquise um pouco sobre a utilização desta interessante ferramenta (um bom ponto de partida é a leitura deste link). Esta é uma das melhores ferramentas para quem acompanha diversos blogs, pois os leitores de feeds agregam todas as atualizações dos blogs cujos feeds o interessado se inscrever.

Infelizmente a Google informou que o Google Reader será descontinuado no dia 01/07/2013. Se você utiliza esta ferramenta, provavelmente já sabe disso e deve saber que existem algumas alternativas. Nos testes que fizemos aqui, conseguimos bons resultados utilizando o Feedly e o The Old Reader. Migre os seus feeds para a alternativa que melhor lhe atender antes que seja tarde!

Feeds RSS por email

O serviço de Feeds RSS por email segue o mesmo princípio dos Feeds RSS, ou seja, o interessado recebe uma notificação toda vez que um post novo for publicado. A diferença, aqui, é que esta notificação ocorre através envio de um email para o endereço de email informado para o serviço (ou seja, o encerramento do Google Reader não influenciará esta opção).

Para utilizar este serviço, o primeiro passo é clicar na opção RSS Feed por email. Feito isso, você será redirecionado a uma página para cadastrar o seu endereço de email:

Informe seu endereço de email para se cadastrar nos Feeds RSS por email
Informe seu endereço de email para se cadastrar nos Feeds RSS por email
Após ter inserido o seu endereço de email e digitado o texto solicitado, você visualizará a seguinte tela:

Siga as instruções para se cadastrar nos Feeds RSS por email
Siga as instruções para se cadastrar nos Feeds RSS por email
Assim, chegará um email à sua caixa postal, com um link para confirmação da inscrição. Clique no link e, finalmente, o processo estará concluído:

Após clicar no link do email recebido, você já está cadastrado nos Feeds RSS por email
Após clicar no link do email recebido, você já está cadastrado nos Feeds RSS por email
Esperamos que, com estas instruções, você não perca mais nenhuma novidade no Mastigando em Salvador! Caso tenha qualquer dúvida, correção ou sugestão, entre em contato conosco!

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários no Mastigando em Salvador são muito bem vindos, mas deverão passar por um processo de moderação prévia. Para conhecer os critérios da moderação, consulte a nossa política de comentários, acessando: http://www.mastigandoemsalvador.com.br/p/politica-para-comentarios.html.

Resumidamente, os comentários que poderão ser rejeitados são aqueles que:

- Estejam fora do contexto do objeto da postagem e/ou do blog;
- Utilizem linguagem ofensiva e/ou incompreensível;
- Contenham injúrias, calúnias ou difamações, a respeito de quem quer que seja;
- Demonstrem claramente a intenção, por parte do autor do comentário, de tumultuar e/ou de desarmonizar o clima do blog;
- Contenham propaganda (spam); ou
- Contenham links externos, salvo quando forem fortemente relacionados ao objeto da postagem.

Os comentários publicados NÃO representem a opinião do blog Mastigando em Salvador e da sua equipe, e todo o seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores. Nós não nos responsabilizamos por eles.

Caso tenha alguma dificuldade em fazer um comentário, verifique se está utilizando o navegador MS Internet Explorer. Alguns leitores tem reportado problemas para comentar utilizando este navegador. Esta situação está fora do nosso controle e não pode ser corrigida por nós.

Tecnologia do Blogger.